A existência da SAPRU - Associação Amigos do Prumirim- data de janeiro de 1986, quando um grupo de proprietários e frequentadores do bairro Aldeias do Prumirim se reuniu em torno de objetivos comuns de ter um bairro organizado, limpo e com infra-estrutura de serviços montada.
O contrato-modelo de compra e venda dos lotes à ocasião do lançamento do loteamento, foi registrado no Cartório de Registro de Imóveis de Ubatuba e grava todos os imóveis que foram comercializados àquela época.
Esse contrato, entre outras cláusulas de cunho comercial, estabelece regras importantes para o uso e ocupação do solo, além de procedimentos administrativos e técnicos para o funcionamento de implantações de infra-estrutura como luz, água, tratamento de esgotos e resíduos sólidos domiciliares.
Não havendo grande disposição do poder público em atender essas necessidades acima citadas a sociedade civil debruçou-se sobre o estudo desses problemas e desse fato surgiu a SAPRU.
Ao longo de mais de trinta anos a Associação cuidou para que não houvesse a degradação do bairro e manteve estrutura de serviços essenciais em funcionamento.
A SAPRU conta hoje com aproximadamente 140 associados que contribuem regularmente e com um quadro de doze funcionários distribuídos nos serviços de manutenção da rede de água, corte de grama e limpeza de áreas comuns, Sede Administrativa, vigilância patrimonial e controle da portaria, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Conta ainda com empresas e profissionais autônomos prestadores de serviços jurídicos e de informática.